Vai realizar um evento e e não sabe como calcular a quantidade ideal de comes e bebes para festas? Nós te ajudamos! Venha conferir.

Creperia da Praia / 18.12.2018 / Espaço para eventos

Está aí uma dúvida que todo mundo tem na hora de organizar uma festa: quanto comprar de comida e bebida para que não falte nada para os convidados.

É claro que cada caso é um caso, mas, no geral, há uma média que pode ser seguida para que você não faça feio no seu evento empresarial ou pessoal. É o que vamos mostrar neste post, as quantidades de comida e bebida para festas.

Quanto devo providenciar de comida e bebida para a minha festa?

Evidentemente, algumas informações podem alterar a realidade, como o clima (se está calor ou frio); o serviço (se os convidados se servem ou se há garçons) e até as atrações do evento podem fazer o consumo de comes e beber ser maior ou menor.

Mas duas informações são imprescindíveis: a quantidade de pessoas e o tempo que irá durar a festa. Com base nisso, vamos aos cálculos.

Cálculo para Comidas

Se a festa durar mais que cinco horas, é claro que as pessoas irão comer e beber bem mais do que uma cerimônia mais rápida. A faixa etária dos convidados também é algo que deve ser levado em conta. Quanto mais jovens, maior será o consumo de comida. Da mesma forma, os homens acabam comendo mais do que as mulheres.

Canapés e Salgadinhos
O ideal é ter pelo menos cinco opções, incluindo patês e canapés de carpaccio ou salmão, que são leves e não têm quase nada de gordura. Considere de 10 a 12 unidades por pessoa, de opções variadas.

Entradas e Pratos quentes
Aqui pode considerar “um por um”, ou seja, um prato por convidado. A melhor combinação ainda é entrada + massa + carne.

Queijos e frios
Pode considerar 150g por pessoa e 50g por pessoa de pão.

Se for um Churrasco…
No caso de uma churrascada, calcule 300g de carne por pessoa (incluindo frango, linguiça e outros), 300g de frutas, legumes e verduras por pessoa, 100g de farofa por pessoa e 1 pacote de carvão a cada 10 kg de carne.

E se for pizza..
Se for um buffet de pizza, onde o pedaço é bem menor, como se fosse 1/3 do tamanho de um pedaço da pizza família, considere 8 pedaços de pizza salgada e 3 pedaços de pizza doce por pessoa.

Para um Almoço ou Jantar
No geral, pode considerar 50g de arroz cru por pessoa; 300g de carnes, peixe ou frango por pessoa e 150g de frutas, legumes ou verduras por pessoa.

Docinhos
Tenha disponível entre 4 a 8 opções, levando em conta que cada pessoa, normalmente come de 3 a 12 unidades.

E os Bem Casados?
Na teoria é um por convidado, mas o ideal é ter 2 ou 3 bem casados por pessoa, para evitar constrangimentos.

Bolo
Calcule 100 gramas por pessoa, mas considere somente 40% da lista de convidados, pois se houver muitas opções de doces, o bolo pode ser desperdiçado.

E as Bebidas?
No caso da quantidade de bebidas, há também algumas variáveis, como o tipo de festa: se é um coquetel, almoço ou jantar. A faixa etária dos convidados também é importante, já que, normalmente, os jovens bebem mais e as crianças bebem a metade dos adultos.

Aqui também vale levar em consideração o clima. No verão, o consumo de água, refrigerantes e cerveja aumenta, e no inverno o vinho é mais consumido.

Refrigerantes
Calcule 400ml por pessoa se houverem outras bebidas e 600ml por pessoa se for apenas refrigerantes e água.

Água Mineral
Conte 200ml por pessoa. Leve em consideração que muitas pessoas não bebem refrigerantes ou apenas diet. Por isso, ofereça também refrigerantes diet, água tônica e água com gás para quem não toma bebidas alcoólicas.

Vinho tinto
Calcule 1 garrafa para cada 3 ou 4 pessoas, durante um almoço ou jantar e 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas em um coquetel.

Espumante
Ofereça 1 garrafa para cada 2 pessoas em uma festa “bolo-com-champagne”, se o espumante for servido do começo ao fim da festa e 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas na hora do brinde.

Uísque
Neste caso, considere 1 garrafa de 750ml para 6 pessoas

Cerveja
Pensando em garrafas de 600ml, conte, em média, 2 garrafas por pessoa, se não houverem outras bebidas ou 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados se houver também vinho tinto e branco.

E se você não quiser se preocupar com nada..

Tem gente que gosta de comemorar, mas não suporta a ideia de se estressar com o planejamento da festa. Pensando nisso, a Creperia da Praia possui uma solução incrível para esse problema: nós planejamos todo o seu evento corporativo ou não, calculando a quantidade ideal de comes e bebes, logística de produtos e equipe, atendimento de qualidade, organização e limpeza pré e pós festa, tudo isso contando com um cardápio de crepes com uma variedade incrível. Sua única preocupação será comparecer ao evento e curtir com os seus convidados.

Caso você não tenha onde realizar a festa e não conseguir contratar nosso serviço de buffet a domicílio, fique calmo, pois nós contamos com um espaço para eventos. Trata-se de um ambiente acolhedor e agradável, localizado no Canal 7 da cidade de Santos, com uma equipe altamente capacitada prestando um serviço de excelente qualidade. Ficou com dúvidas? Não perca tempo! Entre em contato através através do telefone (13) 3284-3229, WhatsApp ou preenchendo o formulário do site e deixe que nós tiramos sua festa do papel!

_________________________________________________________

A Creperia da Praia está localizada em Santos/SP, onde uma das suas unidades possui espaço para eventos (pessoais ou corporativos). Também presta serviços de buffet para eventos externos empresariais e pessoais.